0-BLs ontem, hoje e amanhã: evolução dos dramas!

John Patricio
Por
John Patricio
Professor atuante, formado em Letras, maranhense, cofundador da BLB, amante de literatura, apaixonado por BL/GL, animes, mangás, cultura asiática no geral.
6 Minutos de Leitura

Olá, menines, hoje vamos falar sobre BLs – que surpresa – vamos pensar um pouquinho sobre essas novas dinâmicas dos BLs hoje, a grande profusão de novidades, mas também como eles eram ontem e tentaremos pensar como poderão ser amanhã. Se você é da velha guarda como eu, sabe que o que víamos e o que temos hoje são coisas bem diferentes, mas, se não for, vai poder ter uma ideia do que acontecia por aqui quando tudo era só mato. – E aí, vamos lá!!

Se você chegou recentemente no universo BL – seja bem-vinde, meu amor! – se você é veterane – guerreire – sabe muito bem das bagaceiras e humilhações que nós já enfrentamos por aqui. E, observando tudo o que aconteceu até aqui, podemos ver uma flagrante evolução, e positivamente, nas produções BLs mais atuais. Vejo muitas vezes um fandom Nutella reclamando no Twitter que não tá bom, e tão certos em reclamar porque queremos que fique ainda melhor – mas sabem de nada, inocentes. Não iam durar dois dias na velha guarda.

0-BLs ontem, hoje e amanhã: evolução dos dramas!

Hoje, graças à deusa dos BLs, temos uma diversidade e variedade de produções no universo BL que nenhum de nós sonhávamos nos primórdios. Esse universo atualmente alcançou um número muito grande de espectadores; apesar de ser um nicho específico, conseguimos furar a bolha em alguma medida, e o povo descobriu que BL movimenta dinheiro, e eles estão correndo atrás dos BLs como se fosse petróleo. O que, para nós, é algo bom e coloca muitas novidades no catálogo BL.

Anuncio

Atualmente, temos um número tão grande de séries BL – em especial – sendo exibidas ao mesmo tempo, novas sendo anunciadas e outras só esperando o mês chegar para estrear, que não se consegue mais dar conta de assistir tudo. E não é só a quantidade, mas também a diversidade, que está muito boa. Os BLs estão abarcando uma amplitude de temáticas diferentes: vampiros, terror, máfia, horror e situações mais adultas e pouco fantasiosas, mais reais. A Tailândia continua a ser a mãe dos BLs, mas outros países estão produzindo ainda mais séries e filmes. A Coreia do Sul atualmente está disputando com a mãe nas produções, não na qualidade – porque é sempre altíssima – mas na quantidade.

Os BLs atuais, se comparados com os antigos, têm direções melhores, atores melhores, produções melhores, mais orçamento, divulgação e eventos correlacionados que geram lucro e impacto no público. Lembro-me – infelizmente – que ontem (antigamente) esperávamos meses e meses para que outra série saísse, o intervalo entre uma e outra era longo, e era uma oração para uma temporada nova e outra para não haver cancelamento.

Melhor eu nem falar da qualidade dos projetos que eram apresentados, quase não havia. Tinha boas séries e muitos filmes, e alguns se destacavam, mas, no geral, o que nos era apresentado tinha qualidade bem duvidosa. Atuações medíocres, roteiros escabrosos e efeitos visuais que só rindo pra não chorar. Mas também houve grandes obras-primas nesse período tenebroso dos BLs, verdadeiras obras de arte que conseguiam acalentar nosso coração.

Anuncio
Ad imageAd image

Gente, para assistirmos – ASSistirmos… – aquilo que gostávamos era uma batalha, não eram disponibilizados internacionalmente com legendas no YouTube como atualmente – acendamos uma vela pelos nossos fansubs – graças a eles conseguíamos ver nossos amados BLs, ou com legendas cagadas geradas automaticamente. Eram poucos disponíveis, sem diversidade, repetitivos e geralmente com um final trágico – um horror.

Vendo a curva de evolução, se percebe um salto gigantesco de ontem para hoje, e o que o futuro nos reserva parece ser promissor. O público está cada vez mais exigente, e as produtoras buscam responder às expectativas com maior dinamismo, diversificando as produções, que não são apenas adaptações – apesar de serem a maioria delas – mas séries originais também. A concorrência entre os países ajuda a melhorar a qualidade dos novos projetos, e a cada ano há gigantescos eventos de divulgação de projetos novos. E eu nem falei dos GLs – propositalmente – porque seria um caso à parte para escrever.

Mas um fato interessante atualmente é que quem estava com os BLs desde que tudo era mato está sendo jogade de escanteio, e oportunistas que querem surfar na onda dos BLs hoje é que estão lucrando com isso, mas essa é história para outra conversa.

Anuncio

Me diga nos comentários sua opinião sobre isso tudo, beijos de luz!!!

John Almeida
Author: John Almeida

Professor atuante, formado em Letras, maranhense, cofundador da BLB, amante de literatura, apaixonado por BL/GL, animes, mangás, cultura asiática no geral.

Share This Article
Professor atuante, formado em Letras, maranhense, cofundador da BLB, amante de literatura, apaixonado por BL/GL, animes, mangás, cultura asiática no geral.
Deixe-me comentar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x